Juntos
Sábado de união e amor com o 24º Casamento Coletivo
49 casais oficializaram a união no auditório do Colégio Municipal Pelotense
Jô Folha -
Espaços são sempre fruto de memórias afetivas. No caso de 98 pessoas, talvez também de muitas mais, o auditório do Colégio Municipal Pelotense ficará eternamente marcado como o cenário do 24º Casamento Coletivo. Com calor humano e solar, 49 casais oficializaram a união e o amor de diferentes tempos, cores, orientações.
Ao todo foram 80 inscrições e, destas, 49 de fato viraram sins e sorrisos. Com os casais de 2017, são 924 pares unidos pelo casamento coletivo em 16 anos. Mas a história é mais longe, desde os anos 1940 pensa-se em formas de pessoas com menos condições conseguirem realizar aquilo que, ao fim de tudo, é o que importa: a celebração do sentimento mútuo. "Essa é uma das ações mais bonitas do Poder Judiciário", comentou o juiz Marcelo Cabral, diretor do Foro e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas. No discurso, ele mencionou também a importância de casais homoafetivos estarem inseridos no programa - neste ano, duas moças oficializaram união.
A cerimônia foi especial também para uma certa cantora pelotense. Carise Santos, que dava mais emoção ao evento através de canções, foi uma das noivas da edição 2014 do casamento coletivo - na ocasião, entrou cantando Ave, Maria. "É muito gratificante e fico muito feliz em ver que cada vez mais pessoas se inscrevem. É o casamento do ano", comentou quando a curiosidade fora mencionada pela apresentadora, a jornaista Fernanda Puccineli.
Companheirismo
Cristiano Alves e Liliane Castro são um dos 49 novos casais. Durante a cerimônia, colocaram em prática o companheirismo, indispensável para que uma relação conjugal seja como um eterno picolé de limão no verão. Com o calor como convidado do evento, ela acabou por sentir-se mal e teve de sentar para dar de mamar à pequena Hadassa, de nove meses e meio, filha dos dois. Ele então, prontamente, ajoelhou-se a abanar a esposa. "É um momento inesquecível, a realização de um sonho", comentou ela ao Diário Popular. Eles estão juntos há três anos.
O Casamento Coletivo é promovido pela Prefeitura através da Secretaria Assistência Social (SAS), e Foro da Comarca de Pelotas, por meio do Projeto Ronda da Cidadania. O Casamento Coletivo conta também com a parceria de Floricultura Muller, Mariee Festas e Noivas, Felicita Decorações, Senac Pelotas, Lúmina Cosméticos, Ki Beleza, CDL, Inove Cerimonial, Câmera 3, e Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário