Juntos

Sábado de união e amor com o 24º Casamento Coletivo

49 casais oficializaram a união no auditório do Colégio Municipal Pelotense

Jô Folha -

Espaços são sempre fruto de memórias afetivas. No caso de 98 pessoas, talvez também de muitas mais, o auditório do Colégio Municipal Pelotense ficará eternamente marcado como o cenário do 24º Casamento Coletivo. Com calor humano e solar, 49 casais oficializaram a união e o amor de diferentes tempos, cores, orientações. 

Ao todo foram 80 inscrições e, destas, 49 de fato viraram sins e sorrisos. Com os casais de 2017, são 924 pares unidos pelo casamento coletivo em 16 anos. Mas a história é mais longe, desde os anos 1940 pensa-se em formas de pessoas com menos condições conseguirem realizar aquilo que, ao fim de tudo, é o que importa: a celebração do sentimento mútuo. "Essa é uma das ações mais bonitas do Poder Judiciário", comentou o juiz Marcelo Cabral, diretor do Foro e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas. No discurso, ele mencionou também a importância de casais homoafetivos estarem inseridos no programa - neste ano, duas moças oficializaram união.

A cerimônia foi especial também para uma certa cantora pelotense. Carise Santos, que dava mais emoção ao evento através de canções, foi uma das noivas da edição 2014 do casamento coletivo - na ocasião, entrou cantando Ave, Maria. "É muito gratificante e fico muito feliz em ver que cada vez mais pessoas se inscrevem. É o casamento do ano", comentou quando a curiosidade fora mencionada pela apresentadora, a jornaista Fernanda Puccineli.

Companheirismo
Cristiano Alves e Liliane Castro são um dos 49 novos casais. Durante a cerimônia, colocaram em prática o companheirismo, indispensável para que uma relação conjugal seja como um eterno picolé de limão no verão. Com o calor como convidado do evento, ela acabou por sentir-se mal e teve de sentar para dar de mamar à pequena Hadassa, de nove meses e meio, filha dos dois. Ele então, prontamente, ajoelhou-se a abanar a esposa. "É um momento inesquecível, a realização de um sonho", comentou ela ao Diário Popular. Eles estão juntos há três anos.

O Casamento Coletivo é promovido pela Prefeitura através da Secretaria Assistência Social (SAS), e Foro da Comarca de Pelotas, por meio do Projeto Ronda da Cidadania. O Casamento Coletivo conta também com a parceria de Floricultura Muller, Mariee Festas e Noivas, Felicita Decorações, Senac Pelotas, Lúmina Cosméticos, Ki Beleza, CDL, Inove Cerimonial, Câmera 3, e Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tempo para  boas ações Anterior

Tempo para boas ações

Carolina Osorio  assumirá Associação Rural de Pelotas Próximo

Carolina Osorio assumirá Associação Rural de Pelotas

Deixe seu comentário